Nossa Escola

História

Fundada em 1992, a Escola de Educação Infantil Mundo Mágico tem uma grande experiência de mais de 20 anos na área educacional.

Ao longo desses anos, alcançamos uma posição de destaque no segmento de Educação Infantil, priorizando a capacitação profissional e estrutural, objetivando a aprendizagem e o desenvolvimento de nossos alunos de 0 à 6 anos de idade, incorporando os novos conhecimentos, valores, habilidades que são próprias da cultura e sociedade em que vivemos.

Planejamos nosso crescimento com muito carinho, e fundamos em 2010 nosso berçário, com o carimbo da qualidade Mundo Mágico.

Buscamos sempre a integração família x escola no processo de formação, assegurando à criança na relação de respeito, carinho, liberdade de expressão e atendimento as suas necessidades enquanto ser em desenvolvimento.

Missão, Visão e Valores

  • Missão
    Promover o processo educativo dos alunos de 0 a 06 anos através do amor, acolhimento, cuidados e seriedade; despertando ao educando seu potencial e formando cidadãos críticos, criativos e participativos, cientes de seus deveres e direitos.
  • Visão
    Ser inovador com olhar à evolução da educação, desenvolvendo as habilidades para a aprendizagem com respeito ao indivíduo.
  • Valores
    Educação de qualidade, onde a criança tem a alegria em estudar, descobrir, compreender, trocar e aprender.
    Construção da aprendizagem significativa e respeito às diferenças e aos valores humanos.
    Buscar a expansão da consciência no ambiente integrador:
    – Ambiente acolhedor;
    – Autonomia;
    – Aulas motivadoras, significativas e dinâmicas;
    – Equipe e professores qualificados.

Proposta Pedagógica: Sócio-Interacionista

A Proposta Pedagógica da escola é a sócio-interacionista, fundamentada na teoria e estudos de VIGOTSKY e PIAGET. A abordagem sócio-interacionista considera que os aspectos psicológicos de desenvolvimento não estão pré-determinados, mas são adquiridos pela interação com o meio físico e social, que envolve as crianças desde seu nascimento.
O educador (professor) é o mediador que interage com seu aluno, influenciando-o diretamente na aprendizagem.
A base que sustenta a aprendizagem dos alunos é a realização efetiva criada entre professor e aluno.

  • Organização de Oportunidades
    Conhecimento social – Conhecimento físico – Conhecimento lógico-matemático
    Conhecimento espaço-temporal – Desenvolvimento psicomotor.:
  • Concepção da Criança
    Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;
  • Autonomia
    A criança tem capacidade e liberdade de tomar decisões;
    Crítica e criativa (observadora, questionadora, curiosa e inventiva).
  • Momentos de reflexão
    São momentos que fazem nossos alunos refletirem um pouquinho sobre um mundo melhor…(como: o amor, união, ajuda ao próximo, solidariedade, amizade, perdão, igualdade, cooperação…).
  • Proposta de Avaliação
    Avaliação contínua.
    Avaliação com acompanhamento do educador no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
    Oportunidades de novos desafios com base na observação e reflexão dos conteúdos desenvolvidos.
    Registros de manifestações das crianças e aspectos significativos de seu desenvolvimento.
    Diálogo frequente entre o educando e o educador.
    Elaboração bimestralmente de um relatório individual, que retrata sua evolução nos aspectos: emocional, intelectual e social.

Sistema de Ensino Piaget

A Escola adota o Sistema de Ensino Piaget oferecendo ao aluno a oportunidade de participar ativamente da sua educação, construindo suas próprias formas de conhecimento ao longo do tempo.

“A liberdade de agir sobre o mundo e de construir o real é o objetivo do processo educativo.” (Jean Piaget)

A educação, hoje, vive um momento de transição. Na era da globalização, é preciso modernizá-la, afastar de nossa sala de aula o aprendizado convencional.

A criança e o adolescente pedem uma educação escolar mais atuante, mais comprometida com suas experiências, uma educação que ofereça meios de escolha por parte do educando, para alcançar o objetivo final: um aprendizado seguro e eficiente, integrado à realidade do mundo atual.

Esta é a nossa proposta: oferecer ao aluno a oportunidade de participar ativamente da sua educação, construindo suas próprias formas de conhecimento ao longo do tempo. Cada tentativa ou hipótese realizada representará sua busca insistente de interpretar o mundo e de se descobrir como parte integrante dele. Todas essas descobertas e experiências ajudarão na formação de um indivíduo completo, sem que deixe de viver cada fase de sua vida, ao seu tempo. Assim, tornar-se-á um adulto capaz de atuar e modificar a realidade que o cerca.

“O que se deseja é que o professor deixe de ser apenas um conferencista e que estimule a pesquisa, o esforço, ao invés de se contentar com a transmissão de soluções já prontas.”

Jean Piaget

Durante anos nossa educação se concentrou no ensinar, deixando para segundo plano o aprender.

O que se deve levar em conta no processo educativo, hoje, é a participação do aluno na construção do seu conhecimento com o auxílio de um mediador.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento criado com o escopo de esclarecer os profissionais da educação quanto aos conteúdos a serem

desenvolvidos em cada ciclo e como trabalhá-los, fundamentam-se na teoria de Jean Piaget. Baseando–se nela, a linha pedagógica adotada deve preocupar-se com a formação do indivíduo para a sociedade e apostar no aprendizado gerado pelo conhecimento dos fatos que acontecem no mundo.

Segundo Piaget, o ser humano nasce inteligente e é capaz de responder aos estímulos provocados pelo meio, agindo sobre ele para construir e organizar o seu próprio conhecimento de forma estruturada e elaborada.

Essa concepção, mais do que comprovada como ponto de partida para formação de um indivíduo crítico e atuante, adicionada a uma experiência pedagógica que conta com mais de 20 anos, permitiram-nos criar o material didático que ora oferecemos. Encontramo-nos felizes por estarmos contribuindo para um aprendizado mais eficiente.

Equipe Pedagógica

A Equipe Pedagógica conta com profissionais que estão sempre buscando atender as individualidades de cada criança e acompanhar o grupo, desenvolvendo a criticidade que é um instrumento básico para o exercício da cidadania. Esse posicionamento é político e reconhece a criança como pessoa que se desenvolve psicologicamente, apresentando características próprias no decorrer do seu desenvolvimento.

Na Escola de Educação Infantil “Mundo Mágico”, o aluno conta com:

  • Direção e Administração;
  • Coordenação Pedagógica;
  • Professores formados e especializados;
  • Professores: inglês, ballet, educação física e futebol;
  • Auxiliar de Classe;
  • Auxiliares de limpeza.