Proposta
Proposta Pedagógica : Sócio-Interacionista

A Proposta Pedagógica da escola é a sócio-interacionista, fundamentada na teoria e estudos de VIGOTSKY e PIAGET. A abordagem sócio-interacionista considera que os aspectos psicológicos de desenvolvimento não estão pré-determinados, mas são adquiridos pela interação com o meio físico e social, que envolve as crianças desde seu nascimento.
O educador(professor) é o mediador que interage com seu aluno, influenciando-o diretamente na aprendizagem.
A base que sustenta a aprendizagem dos alunos é a realização efetiva criada entre professor e aluno.

• Organização de Oportunidades
    Conhecimento social – Conhecimento físico – Conhecimento lógico-matemático
    Conhecimento espaço-temporal – Desenvolvimento psicomotor.:
  • Concepção da Criança:
    Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;
  • Autonomia:
    a criança tem capacidade e liberdade de tomar decisões;
    Crítica e criativa (observadora, questionadora, curiosa e inventiva).
  • Momentos de reflexão:
    São momentos que fazem nossos alunos refletirem um pouquinho sobre um mundo melhor…(como: o amor, união, ajuda ao próximo, solidariedade, amizade, perdão, igualdade, cooperação…).
  • Proposta de Avaliação:
    Avaliação contínua;
    Avaliação com acompanhamento do educador no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
    Oportunidades de novos desafios com base na observação e reflexão dos conteúdos desenvolvidos.
    Registros de manifestações das crianças e aspectos significativos de seu desenvolvimento.
    Diálogo frequente entre o educando e o educador.
    Elaboração bimestralmente de um relatório individual, que retrata sua evolução nos aspectos: emocional, intelectual e social.

Sistema de Ensino

A Escola adota o Sistema de Ensino J. Piaget oferecendo ao aluno a oportunidade de participar ativamente da sua educação, construindo suas próprias formas de conhecimento ao longo do tempo.

“A liberdade de agir sobre o mundo e de construir o real é o objetivo do processo educativo.” (Jean Piaget)

A educação, hoje, vive um momento de transição. Na era da globalização, é preciso modernizá-la, afastar de nossa sala de aula o aprendizado convencional.

A criança e o adolescente pedem uma educação escolar mais atuante, mais comprometida com suas experiências, uma educação que ofereça meios de escolha por parte do educando, para alcançar o objetivo final: um aprendizado seguro e eficiente, integrado à realidade do mundo atual.

Esta é a nossa proposta: oferecer ao aluno a oportunidade de participar ativamente da sua educação, construindo suas próprias formas de conhecimento ao longo do tempo. Cada tentativa ou hipótese realizada representará sua busca insistente de interpretar o mundo e de se descobrir como parte integrante dele. Todas essas descobertas e experiências ajudarão na formação de um indivíduo completo, sem que deixe de viver cada fase de sua vida, ao seu tempo. Assim, tornar-se-á um adulto capaz de atuar e modificar a realidade que o cerca.

INTRODUÇÃO

“O que se deseja é que o professor deixe de ser apenas um conferencista e que estimule a pesquisa, o esforço, ao invés de se contentar com a transmissão de soluções já prontas.”Jean Piaget

Durante anos nossa educação se concentrou no ensinar, deixando para segundo plano o aprender.

O que se deve levar em conta no processo educativo, hoje, é a participação do aluno na construção do seu conhecimento com o auxílio de um mediador.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento criado com o escopo de esclarecer os profissionais da educação quanto aos conteúdos a serem

desenvolvidos em cada ciclo e como trabalhá-los, fundamentam-se na teoria de Jean Piaget. Baseando–se nela, a linha pedagógica adotada deve preocupar-se com a formação do indivíduo para a sociedade e apostar no aprendizado gerado pelo conhecimento dos fatos que acontecem no mundo.

Segundo Piaget, o ser humano nasce inteligente e é capaz de responder aos estímulos provocados pelo meio, agindo sobre ele para construir e  organizar o seu próprio conhecimento de forma estruturada e elaborada.

Essa concepção, mais do que comprovada como ponto de partida para formação de um indivíduo crítico e atuante, adicionada a uma experiência pedagógica que conta com mais de 20 anos, permitiram-nos criar o material didático que ora oferecemos. Encontramo-nos felizes por estarmos contribuindo para um aprendizado mais eficiente.

Equipe

A Equipe Pedagógica conta com profissionais que estão sempre buscando atender as individualidades de cada criança e acompanhar o grupo, desenvolvendo a criticidade que é um instrumento básico para o exercício da cidadania. Esse posicionamento é político e reconhece a criança como pessoa que se desenvolve psicologicamente, apresentando características próprias no decorrer do seu desenvolvimento.

Na Escola de Educação Infantil “Mundo Mágico”, o aluno conta com:

• Direção e Administração;
  • Coordenação Pedagógica;
  • Professores formados e especializados;
  • Professores: inglês, ballet, educação física, música e futebol;
  • Auxiliar de Classe;
  • Auxiliares de limpeza.